2 de dez. de 2015

Homens teimosos.

Traidores e homicidas.
“Como vocês são duros de coração! Terão de resistir para sempre ao Espírito Santo? Mas seus pais fizeram isso e assim fazem vocês! ”
“Digam o nome de um profeta que os antepassados de vocês não perseguiram! Eles até mataram aqueles que profetizaram sobre a vinda do Justo - o Messias, que vocês traíram e assassinaram”.
“Sim, e vocês de propósito destruíram as Leis de Deus, embora fossem recebidas das mãos de anjos”.
Os líderes judaicos ficaram ardendo em raiva com a acusação de Estevão, e rangiam os dentes de fúria.
Mas Estevão, cheio do Espírito Santo, olhou bem firme para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita do Pai.
Então disse a eles: "Olhem eu estou vendo os céus abertos e Jesus, o Messias, em pé ao lado direito de Deus!"  [Atos 7:51-56]

Introdução.
Israel, cometeu dois assassinatos e estava para cometer o terceiro , ele rejeitou o Pai que enviou João Batista, a fim de preparar o caminho para Cristo, ao permitir que fosse morto, e rejeitou o Filho quando crucificou  Cristo, agora cometia o "pecado imperdoável" de resistir  ao Espirito Santo ao assassinar Estevão;veja (Mt 12:31-“Até a blasfêmia contra Mim, ou qualquer outro pecado, podem ser perdoados - todos menos um: falar contra o Espírito Santo. 32-Falar contra o Espírito Santo nunca será perdoado, seja neste mundo, seja no mundo futuro”. Deus perdoaria a nação pelo tratamento que deu a seu Filho , mas não podia perdoar-los agora, já que restira ao Espirito Santo que testemunho tão poderosamente por seu Filho. Deus forneceu à nação toda a evidencia de que Cristo era seu Messias, mas os Judeus preferiram endurecer a cerviz e o coração; (verso 7:51) Da mesma forma que os pecadores de hoje fazem!

Espada do Espirito.
Estevão usou a Palavra, e essa "espada do Espirito" (Ef 6:17) "e precisarão do capacete da salvação e da espada do Espírito - que é a Palavra de Deus". e (Hb 4:12)
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Penetrou ate o coração deles e os condenou.

Conclusão.
Estevão, quando estava para ser morto, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus Agora, poder-se-ia dizer isto da nação de Israel "acabo foi-se a glória de Israel"  (1Sm 4:19-22) contudo Estevão viu essa gloria em Cristo, como também nós a vemos hoje; veja (2Co 4:1)"Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;" passagem como Salmos 110:1, Marcos 16:19 e Hebreus 1:3 e 10:12.  Indicam que Cristo "assentou-se" porque terminara seu obra, mas o versículo 55 fala que Ele estava de pé. Algumas pessoas sugerem que ele se levantou para receber seu mártir, Estevão, quando ele chegou em gloria, outros pensam que Cristo estava de pé como uma testemunha a fim de testificar a mensagem e o ministério de seu servo, pois essa era a postura da testemunha nas cortes Judaicas. Outro ponto a observar é que a morte de Estevão encerra a oferta para que os Judeus aceitem o Rei e representa o ponto de virada de Atos, pois a igreja passa a assumir o papel predominante, e o ministério de Jesus Cristo à direita de Deus é em favor da igreja. Talvez devamos ter em mente Lucas 22:69, pois com certeza, os líderes Judeus se lembraram do testemunho de Cristo veja o que diz:    
"Desde agora, estará sentado o Filho do Homem à direita do Todo-Poderoso Deus"
Amem Jesus.




                                                    

Nenhum comentário: