30 de nov. de 2015

O Diálogo.

A Mulher Samaritana.
"Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João
( se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos ),
deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia.
E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria.
Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.
Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.
Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.
Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana ( porque os judeus não se dão com os samaritanos?) [João 4:1-9]

Introdução.
Os Samaritanos eram uma "raça mista", parte judia e parte gentia, assim, eram considerados proscritos, e os Judeus os desprezavam, em Samaria, eles tinha um sistema religioso próprio, que rivalizavam com as afirmações do Judeus, veja (João 4:20)
"Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar". e acreditavam na vinda do Messias, veja (João 4:25)
"Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas". Jesus precisava "atravessar a província de Samaria"
(verso 4) porque Deus planejara que essa pecadora se encontrasse com Ele e achasse a água da vida em Cristo. No relato da conversa, vemos o caminho que essa mulher percorreu para crer em Jesus Cristo.

Sendo tu Judeu.
Surpreendeu-a o fato de um rabi Judeu pedir um favor a uma mulher, muito mais a uma Samaritana, ela não sabia nada mais a respeito de Jesus, além do fato de que era um Judeu e de que tinha sede. O pecador, cego para Cristo, esta mais interessado nos assuntos da vida (como pegar água) que nas coisas da eternidade, em Deus.

Conclusão.
No versículo 10, Jesus diz-lhe que ela ignora  duas coisas; a dádiva de Deus a Salvação e a identidade do Salvador que está a frente dela. Jesus fala da água viva "a água da vida" mas ela interpreta de forma literal, é tipico do pecador confundir o físico com o espiritual! Nicodemos pensou que Jesus falava do nascimento físico; veja; (João 3:4)
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?, Os seus discípulos pensavam que Jesus falava de alimento literal; (João 4:31-34) Jesus disse que as coisas do mundo não satisfazem, e que, sem Jesus Cristo os homens sempre "tornar[ão] a ter sede"  
Lucas 16:19-31 apresenta uma parábola que deixa isso claro. Nesta vida, o homem rico  sentia sede depois dos prazeres físicos, e sentiu sede de novo quando estava no Hades. Jesus promete que a água da vida brotará em nosso coração e nos manterá sempre revigorados e satisfeitos. veja o que diz em João 6:35.
Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. Você crée; que só Jesus é o caminho e a vida?
Amem Jesus.





                                                        

Nenhum comentário: