27 de dez. de 2015

Abraão. (3ºparte)

Um Pecado Leva a Outro.                                        

Baseado em Gênesis 12:11-20
11-mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência;
12-os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida.
13-Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida.
14-Tendo Abrão entrado no Egito, viram os egípcios que a mulher era sobremaneira formosa.
15-Viram-na os príncipes de Faraó e gabaram-na junto dele; e a mulher foi levada para a casa de Faraó.
16-Este, por causa dela, tratou bem a Abrão, o qual veio a ter ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos.
17-Porém o SENHOR puniu Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.
18-Chamou, pois, Faraó a Abrão e lhe disse: Que é isso que me fizeste? Por que não me disseste que era ela tua mulher?
19-E me disseste ser tua irmã? Por isso, a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis a tua mulher, toma-a e vai-te.
20-E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, a sua mulher e a tudo que possuía.                                                                                      


Introdução.
Abraão tinha muita fé, tanto que ele saiu do lugar que morava acreditando somente no que Deus, o tinha prometido, e o guiou até a terra prometida. Mais Abraão teve um lapso, e deu ouvidos ao inimigo e saiu do caminho que o Senhor, tinha trassado para ele. Um pecado leva a outro; primeiro Abraão confiou no Egito; agora ele acredita na mentira que sua esposa disse para protegê-lo, Gn 20:13 deixa claro que Sara era tão culpada como Abraão, e Gn 20:12 indica que, na verdade, a "mentira" era uma meia-verdade,pois ela era sua meia-irmã, parece que Abraão estava mais preocupado com a própria segurança que com a de sua esposa, ou a segurança da Semente Prometida, se Sara tivesse permanecido no harém , Deus não poderia cumprir sua promessa! Abraão sem sua tenda e sem seu altar, agia como as pessoas do mundo. (Salmos 1:1-3).

O Faraó.
Abraão por ouvir o inimigo e olhar para o mundo, foi repreendido por um rei infiel, vergonha para um homem de fé como Abraão. O faraó, até saber a verdade a respeito de Sara, tratou bem a Abraão, mas, assim que Deus interferiu e expôs a mentira, o faraó pediu-lhes que partissem. O cristão dá um testemunho pobre quando se mistura com o mundo e faz concessões, alguém disse "Fé é viver sem esquemas" Abraão e todos seus descendentes precisavam aprender essa lição! Ló viveu com o mundo e perdeu seu testemunho (Gn 19:12-14) e Pedro permitiu o fogo inimigo e negou o seu, Senhor Jesus Cristo.

Conclusão.
Os cristão enredados no mundo não podem sentir-se felizes consigo mesmo. Eles tem que voltar ao exato lugar em que abandonaram ao Senhor, isso é arrependimento e confissão, sentir-se contrito pelo pecado e corrigir-se. Abraão não podia confessar seu pecado e permanecer no Egito! Não, ele tinha de voltar ao local de sua tenda e altar, voltar ao local em que podia rogar ao Senhor e receber as bençãos, este é um bom princípio para os cristãos seguirem; não ir a lugar algum deste mundo em que tem de deixar seu testemunho para trás, qualquer lugar em que não possamos construir o altar e montar a tenda está fora de nosso limite. Parece que a restauração de Abraão desafiaria toda sua desobediência, mas não era esse o caso, com certeza Deus perdoou Abraão e restaurou-o a comunhão, mas Deus não podia invalidar as tristes consequências da viagem ao Egito. As semanas que Abraão e sua família passaram afastados do Senhor estavam perdidas e não podiam ser recuperadas, todos os crentes devem orar para evitar esse tipos de perdas; "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio" (Salmos 90:12)
Abraão poderia testemunhar o verdadeiro Deus ao faraó depois de enganá-lo? Provavelmente não. Que tristeza sentiremos no julgamento final de Cristo quando encararmos Deus e descobrirmos quantas almas foram para o inferno por causa do pobre testemunho dado por cristãos carnais! [Amém Jesus]
                                                                    

Nenhum comentário: