20 de dez. de 2015

Abraão. (1ª parte)

Deus Chama Abrão.

1-Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.
2-"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.
3-Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".
4-Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
5-Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, comprados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chegaram. [Gênesis 12:1-5]

Introdução.
Este capitulo inicia-se com a caminhada de fé Abraão, é claro que seu nome era Abrão mais vamos tratar já desde agora como Abraão porque em seguida Deus o batiza com o nome de Abraão. Detalhes; Abrão, significa "pai da exaltação" que foi mudado para Abraão, "pai de uma multidão". O dilúvio destruiu uma civilização corrompida, mais outra sociedade pecaminosa tomou o lugar desta. Deus chamou um homem para começar o cumprimento de sua promessa de Gn 3:15, o envio do Salvador ao mundo. Esse homem era da linhagem de Sem Gn 11:10 e era o pai da nação Judaica. Deus, por intermédio desse homem, abençoou o mundo inteiro!

Foi Necessário Muita Fé.
Deus chamou Abraão em Ur dos Caldeus At 7:2-4, mas Ele ficou em Harã até a morte de seu pai 11:27-32. Deus ordenou separação para si mesmo, nem que fosse preciso a morte para alcançar isso. Esse chamado deveu-se totalmente á graça de Deus, e as bençãos da aliança derivaram-se completamente da bondade do Senhor, Deus prometeu dar a Abraão 1º uma terra; 2º um grande nome; 3º uma grande nação; e 4º uma benção que se espalharia por todo mundo. Foi necessário muita fé por parte de Abraão para responder essas promessas, pois ele não tinha filhos, e Ele e a esposa eram idosos e sarai era estéril Gn 11:30. Observe como Deus repete; "Farei". Deus faria tudo isso apenas se Abraão acreditasse, com certeza Deus cumpriu sua promessa, pois Israel tem sua terra e conseguira mais; os Judeus abençoaram todas as nações ao nos dar a Bíblia e Cristo; e os Judeus, os mulçumanos, os cristãos e, até mesmo os incrédulos reverenciam o nome Abraão.Os homens de babel queriam fazer um nome para si mesmo, mas fracassaram  Gn 11:4, Abraão, porem confiou em Deus, e o Senhor deu-lhe um grande Nome!

Conclusão.
Abraão com a morte do pai de Ló, pôs o jovem sob sua proteção, mais o jovem lhe criou sérios problemas. Mais tarde Deus teve que separar Ló de Abraão, antes de prosseguir com seu plano para a vida do patriarca. Não há registro da longa jornada deles de Harã até Canaã, mais certamente foi necessário muita fé e paciência para completá-la. É fácil perceber que Abraão era um homem próspero contudo essa prosperidade não foi uma barreira ao seu caminhar com Deus, os viajantes chegaram a siquém, "o ombro" , que coisa maravilhosa para o crente viver no "ombro"  de onde Deus, "por baixo de ti, estende os braços eternos". veja o versículo completo  (Dt 33:27-O Deus eterno é o seu refúgio, e para segurá-lo estão os braços eternos. Ele expulsará os inimigos da sua presença, dizendo: ‘Destrua-os! ’ [Amém Jesus]


                                                                              

Um comentário:

Anônimo disse...

positivo muita fé