29 de set. de 2015

Monte Horebe

As Águas da Rocha
"Respondeu o SENHOR a Moisés: Passa adiante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel, leva contigo em mão o bordão com que feriste o rio e vai.
Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel.
E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós ou não?" [Êxodo 17:5,6,7]

Introdução.
À medida que o povo de Israel seguia a liderança do Senhor, vivenciou testes e provações que o ajudaram a se compreender melhor e a ver, de forma mais completa, o poder e a graça de Deus.

A água brota da rocha.
O povo de Israel tivera sede antes (15:22), e Deus satisfizera a necessidade deles; contudo, como as pessoas de hoje, ela esqueceu a Misericórdia de Deus. Afinal de contas estava no local para o qual  Deus a levara, e o Senhor tinha a responsabilidade de cuidar deles. O povo criticou Moisés e murmuraram contra Deus, um pecado a respeito do qual adverte-nos: (1ºCoríntios 10:1-12)
Na verdade, eles "tentaram ao Senhor"  com sua atitude, pois diziam que Deus não cuidava deles, e não podia ajudar-las. Eles testavam a paciência de Deus com suas queixas contínuas. Moisés retrata o que o cristão confiante faz no momento da provação; ele vira-se para o Senhor e pede orientação: (Tg 1:5) "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida".O Senhor instruiu-o a pegar o bordão e ferir a rocha, e a água brotou da rocha. 

A rocha.
Essa rocha é Cristo (1Co 10:4) "e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo",e au ferir a rocha, fala da morte de Cristo na cruz, em que ele sentiu o bordão da maldição da lei. Lembre-se; esse é o mesmo bordão que virou serpente; (Ex 4:2,3) "Perguntou-lhe o SENHOR: Que é isso que tens na mão? Respondeu-lhe: Um bordão.
Então, lhe disse: Lança-o na terra. Ele o lançou na terra, e o bordão virou uma serpente. E Moisés fugia dela".e o que ajudou a trazer as pragas sobre o Egito.

Ordem dos eventos. 
Aqui temos a ordem dos eventos veja; no capitulo 16 temos o Mana, que retrata a vinda de Cristo à terra;- no capitulo 17 vemos o ferir a rocha, que retrata sua morte na cruz;- a água é um simbolo do Espirito Santo, dado depois da glorificação de Cristo. João 7:37-No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.38-Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.39-Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

Conclusão.
O povo Judeu esteve escravizado no Egito por 430 anos, clamou a Deus, e sua orações foram ouvidas, e o Senhor os tirou do Egito sobre a liderança de Moisés, que Deus já o tinha preparado no deserto, para mais tarde Moisés ser quia daquele povo. Aquele povo que clamou durantes anos e anos, quando saiu do Egito, na primeira barreira já começou a murmurar, e por desobediência a Deus, os fez andar no deserto por 40 anos, as roupas e as sandália não gastaram cresceram junto com eles, só Josué e Calebe, dá-quela geração entraram na terra que Deus o tinha prometido. Deixo uma pergunta pra você! O que você tem feito pela sua salvação? Lembre-se; Jesus te Ama, e não vai desistir de você. Creia!   










Nenhum comentário: