15 de ago. de 2015

A ovelha e a dracma.

As Parábolas; da Ovelha e da Dracma Perdida.
"E CHEGAVAM-SE a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:
Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso;
E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque [já] achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até [a] achar?
E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende". (Lucas 15:1 ao 10)         

















Esta é uma tipica parábola com contexto. Foi dita em resposta a critica dos Fariseus que acusavam Jesus, de comer e andar com pessoas de classe social composta por excluídos, pessoas pobres. Ele os comparou a uma ovelha perdida. Os pecadores se aproximaram de Jesus, não com algum fim de pedir curas, mais para ouvir sua excelente doutrina. Em todas as nossas aproximações de Jesus, precisamos ter isso em mente, precisamos ouvi-lo, ouvir as instruções que ele nos dá, e sua respostas para nossas orações....veja mais
Alguns se aproximavam de forma humilde e modesta, com medo de ser rejeitado por Jesus; por isso, é que Jesus achou necessário dar encorajamento especialmente porque havia alguma pessoas, orgulhosas que os desprezavam. Os Fariseus achavam que se tornar familiar a essas pessoas, admiti-lo em sua companhia e comer com eles, Jesus não era consistente com a dignidade de seu caráter e, por isso merecia descredito, mais Jesus se justificou nisso;quanto pior fosse aquele que, por meio de sua pregação, se arrependesse Mais a gloria seria dada a Deus, e mais alegria haveria no céu. No versículo 4 temos o caso de um pecador, que continua nos caminhos do pecado. Ele é como uma ovelha perdida. Ele está perdido de Deus. O pastor não sabe onde ela está, ela está exposta, e tem medo e terror que vem de fora, do cuidado do pastor, e não sabe encontrar o caminho de volta ao rebanho. Deus continua o seu cuidado com a ovelha perdida e a procura até achar-la. Deus segue preocupado com os pecadores com o chamado de sua palavra, e luta com seu espirito até que eles resolvam a retornar para a casa do Pai.  veja o que diz em (I joão 4:2)  " Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;"
Jesus se refere aos que pensam não precisar do perdão de seus  pecados, os fariseus se consideravam assim, mais o próprio Deus se alegra quando um pecador se arrepende de seus pecados.
O Dracma é uma antiga unidade monetária usadas em muitas cidades-Estado gregas, e em muitos reinos do Oriente Médio durante o período helenístico é um período Romano que durou de (333 aC - 70 dC). Possuía cerca de 3,6 gramas de prata. Seu uso chegou a Palestina e alcançou a época de Cristo.
O seu valor é baixo, e o fato da mulher se dar o trabalho de acender uma candeia, varrer a casa e buscar com diligencia até achar mostra que o dinheiro não sobrava na casa. 
Mais isso também representa as varias maneiras e formas que Deus usa para trazer as almas perdidas de volta para casa com Ele. O Senhor acendeu a candeia do evangelho, não para mostrar o caminho para nós, mais para nos mostrar o caminho a Ele, para nos revelar a nós mesmo. Ele varreu a casa das condenações do mundo; Ele busca diligentemente trazer as almas perdidas a si, O Senhor faz isso de todo coração. Aqueles que se alegram desejam que outros se alegrem com eles. Ela estava feliz por ter achado o dinheiro. Há alegria no céu, na presença dos anjos de Deus quando um pecador (que) se arrepende. O arrependimento é a conversão dos pecadores na terra são assuntos de alegria e regozijo no céu. É possível que o maior dos pecadores seja trazido ao arrependimento. Enquanto houver vida há esperança, e os piores não devem ser considerados sem esperança. Se o pior dos pecadores se arrepende e muda, encontrara misericórdia em Jesus Cristo. Busque a fidelidade da palavra sem ela perdemos o rumo; veja o que Jesus diz em João 8:31 "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;  Busque de volta o amor, o dom supremo; " Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros".(João 13:35) Busque frutificar novamente você existe para isto "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos" (João 15:8).Ao perdermos características tão essencial como essa, perdemos a nossa própria vida. foi Jesus quem nos ensinou, que sem Ele; nada podemos fazer. 




  
    












Nenhum comentário: