30 de jun. de 2015

Jesus no Templo.

A Purificação do Templo.
"Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém.
E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados;
e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas;
e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio"(Jo 2:13,14,15,16)
Havia, em Jerusalém naquela época um grande afluxo de pessoas, por ocasião da festa da Páscoa. Cerca de hum milhão de pessoas, vinham de todos os lados do mundo, durante a páscoa, o comércio  ficava fechado e as pessoas deveriam pagar o tributo do templo que deveria ser em moeda local. (Jesus pago o tributo; ver Mt 17:24)  Era aqui que, entravam os cambistas. O sistema sacrificial exigia que os que vinham de fora trouxessem um animal para ser sacrificado. As circustâncias ofereciam um ambiente ideal para quem desejasse uma margem extra de lucros. Há informações históricas da existência de um (Bazar de Caifás)  que era o nome de um sacerdotes. Jesus aproveita essa ocasião, bem  no inicio de seu ministério, para anunciar, embora de forma simbólica, a natureza de sua Missão, que era de restaurar o templo de Deus na terra.  (veja os vercículos 18,19,20)
"Protestaram, pois, os judeus, perguntando-lhe: Que sinal de autoridade nos mostras, uma vez que fazes isto?
 Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei.
Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias?"  Mais Jesus tinha uma Missão na terra! A mesma missão que nos que somos a igreja na terra temos, ganhar almas para o reino de Deus, e nos purificar porque somos templo do Espirito Santo.  Mais o templo que Jesus falava que em três dias restaurava não era o templo material. vercículo 21 "Mas o santuário ao qual Ele se referia era o seu corpo" 
Jesus não poderia dar uma demostração sobrenatural de sua autoridade divina, poi isso faria os homens se curvarem diante dele antes da hora. A Palavra diz em (Ec 3:1)"Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu"
Jesus continuou com sua missão, de pregar o evangelho, curar e libertar  pessoas  aprisionada por satanás, e nos ensinar a amar uns aos outros porque somos todos irmãos
"Quando, pois ressurgiu dentre os mortos, seus discípulos se lembraram de que dissera isto, e creram na Escritura, e na palavra que Jesus havia dito.
Ora, estando ele em Jerusalém pela festa da páscoa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.
Mas o próprio Jesus não confiava a eles, porque os conhecia a todos,
e não necessitava de que alguém lhe desse testemunho do homem, pois bem sabia o que havia no homem" (Jo 2:22,23,24,25)


Nenhum comentário: