A Purificação do Templo.
"Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém.
E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados;
e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas;
e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio"(Jo 2:13,14,15,16)
Havia, em Jerusalém naquela época um grande afluxo de pessoas, por ocasião da festa da Páscoa. Cerca de hum milhão de pessoas, vinham de todos os lados do mundo, durante a páscoa, o comércio ficava fechado e as pessoas deveriam pagar o tributo do templo que deveria ser em moeda local. (Jesus pago o tributo; ver Mt 17:24) Era aqui que, entravam os cambistas. O sistema sacrificial exigia que os que vinham de fora trouxessem um animal para ser sacrificado. As circustâncias ofereciam um ambiente ideal para quem desejasse uma margem extra de lucros. Há informações históricas da existência de um (Bazar de Caifás) que era o nome de um sacerdotes. Jesus aproveita essa ocasião, bem no inicio de seu ministério, para anunciar, embora de forma simbólica, a natureza de sua Missão, que era de restaurar o templo de Deus na terra. (veja os vercículos 18,19,20)
O Verbo se fez Carne...
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (Jo 1:1,2,3)
Jesus; é um personagem da historia, isto é, Ele existiu de fato. Um personagem que existiu antes de haver alguma historia para contar, mais do que isso, Ele mesmo, segundo as escrituras, é quem construiu a historia. Nada nesse mundo acontece sem o seu conhecimento. Nem mesmo pequenos acidentes ocorridos, como a queda de um fio de cabelo escapam do seu olhar, penetrante e perscrutador de Jesus Cristo. Precisamos conhecer mais de sua vida e ministério para saber como devemos nos comportar diante Dele. Sua vida não começou com seu nascimento nem terminou com Sua morte.
" Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;" ( Jo 1:12)
Ao sair do ventre de sua mãe você ganhou automaticamente a posição de criatura de Deus. Ocorre que somos descendentes de Adão, que perdeu a condição de filho de Deus, embora fosse gerado por Ele mesmo. O pecado foi moldado na nossa genética, sendo necessário Nascer de novo para se tornar um filho de Deus. Talvez uma rápida analogia nós ajude na compreensão desta declaração. Neste processo o sangue contaminado pelo pecado de Adão, é substituído pelo sangue purificado de Jesus Cristo, em cuja fecundação não foi utilizado um esperma humano, mas a semente divina. Uma nova raça foi gerada a partir de Jesus Cristo, algo que comemoramos ao participarmos do pão e do vinho durante a Santa Ceia do Senhor. A condição para se tornar parte dessa raça é receber um implante vindo diretamente da natureza espiritual da pessoa de Jesus. Este novo nascimento é de origem espiritual, e não natural, e ocorre simultaneamente a crucificação do velho homem. A morte e a ressurreição de Jesus iniciam um processo de transformação, que culminará com o arrebatamento, quando no nosso corpo não restar nenhum sinal de corruptibilidade (I Co 15:1,2,3) "Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais,
pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão.
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;"
Jonas é castigado!
A Bíblia nos relata no livro de Jonas que;
A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem:
"Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença".
Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor".(Jn 1:1,2 e 3)
Um dos problema do ser humano, é não aceitar a sabedoria de Deus na sua vida. Aceitar um Deus que é Onipotente, Onisciete e Onipresente, tem pessoas que não conseguem entender, que Deus tem direito absoluto sobre a sua criação o (Homem). Temos que entender que nada acontece na terra sem sua permissão ou aprovação. um fio de cabelo que cair de sua cabeça é com permissão de Deus. Ele permite que coisas aconteçam em sua vida, que são contraria a sua vontade, mais isso não quer dizer que Ele as aprove. A Bíblia ensina, sobre o livre arbítrio do homem para escolher, enquanto que Deus permite essa escolha do livre arbítrio, Deus não aprova as escolhas do homem que são contrarias as sua santa vontade, mais o homem tem o livre arbítrio. Jonas tinha a escolha de ir a Nínive ou fugir, escolheu fugir. como poderia uma pessoa fugir ou se esconder de Deus, acabou na barriga de um grande peixe.
As águas começaram a encher o barco!
"E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para a outra margem" (Mc 4:35)
No texto Bíblico que lemos nesse verciculo do livro de marcos, Jesus convida seus discípulos a passarem para outra margem do rio. mais na travessia já era tarde e escuro, começa a se levantar uma tempestade.
Eu pergunto a você; Quantas tempestades tem se levantado na sua vida, quantas lutas, problemas de saúde, financeiro aquele emprego que não chega, aquela porta que não se abre. Eu sei o que é tudo isso, porque já passei por lutas grande, as vezes sem saber pra onde pedir socorro ficar sem saída, pior é que eu não conhecia Jesus, e quando não o conhecemos Jesus, fica ainda mais complicado.
Mais no verciculo 38 diz;"Ele, porém, estava na popa dormindo sobre a almofada; e despertaram-no, e lhe perguntaram: Mestre, não se te dá que pereçamos?" No verciculo que lemos diz que Jesus estava dormindo em uma almofada!
A Palavra diz que Deus não dorme: "Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará" (salmos 121:3) Jesus era que nem nós sentia fome, cansaço, sede e também dormia. no verciculo 39 diz; "E ele, levantando-se, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E cessou o vento, e fez-se grande bonança" Jesus acordou e repreendeu o vento e os demonios que estavam fazendo aquela tempestade porque sabiam que, Jesus era o filho de Deus, e eles não queriam que ele chega-se a outra margem. no verciculo quarenta, Jesus faz uma pergunta aos discípulos?
O homem! sua origem.
(segunda parte)
O homem como ser finito, não pode compreender os caminhos de um Deus Infinito. muitos não conseguem entender como Deus, fez tudo do nada!
Na (primeira parte) dessas mensagens da origem do Homem;vimos em (Gn1:3) " Disse Deus: haja luz. E houve luz" isso no primeiro dia da criação; essa luz foi a luz do entendimento; (os luminares Deus criou no versículo 14 no 3º dia) no segundo dia em (Gn 1:6)" E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas"
O firmamento é uma expansão, como um lençol ou uma cortina aberta, esse firmamento não é uma parede divisória, e sim uma forma de interação. o designio disso (separar as águas das águas, e distinguir as águas que estavam em volta das nuvens e as que cobrem o mar no firmamento do poder de Deus. No terceiro dia; (Gn 1:9,10 e 11)"E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi. 10- Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom. 11-E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi"
A terra foi abastecida para o sustentar e dar apoio ao homem. Deus prevê as coisa necessária antes que tenhamos oportunidade de utilizar, antes que o homem e os animais fossem criados já havia comida, Deus deve receber a gloria por todo o beneficio que recebemos com o produto da terra. No quarto dia; Gn 1:14,15,16,17 e 18) "E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi. 16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas. 17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom"
O Homem! sua Origem
(primeira parte)
O homem, como ser finito, não pode compreender os caminhos de um Deus Infinito. ha questões que a Bíblia salienta, que as respostas só saberemos, quando estivermos na Gloria.
Muitos estudiosos acreditam que satanás, após ter sido expulso do céu, tornou a terra vazia e caótica, destruindo desse modo a criação pré-adâmica.
Então; Deus, há cerca de seis mil anos, restaurou o planeta, preparando-o para o homem que conhecemos. Mais outros acreditam que satanás não pisou na terra antes de Gênesis 3 quando o pecado entrou no mundo ou (no homem)
O que diz a Bíblia?
Os três idosos...
Uma mulher regava o jardim de sua casa, quando três idosos passavam em frente da casa, aparentemente com sede.
Ela lhe disse: "por favor entrem em minha casa, que vou lhe servir um copo de água ou suco gelado"
Um deles perguntou-lhe: o homem da casa está?
-Sim respondeu ela; ele está.
-É, mais somente um de nós pode entrar.
-Por-quê? perguntou ela.
Um do homens apontou para outros dos seus amigos e explicou;
-O nome dele é Riqueza e o nome deste outro é Sucesso e eu sou o Amor.
Decida com o seu marido, qual dos três, vocês querem que entrem.
-Vamos convidar a Riqueza, disse o marido, Riqueza sempre é bom!
-Querido, porque não convidamos o Sucesso, estamos precisando dele!
A filha do casal estava escutando tudo, e veio correndo e disse;
-papai, mamãe, não seria melhor convidar o Amor, nosso casa ficaria muito melhor.
-Vamos escutar o conselho de nossa filha, disse o esposo á sua mulher; Vá lá fora e convide o Amor para entrar.
Depois de convidado, o Amor entrou na casa e começou a andar por ela. Logo depois, os outros dois também entraram.
A mulher lhe perguntou;
A felicidade de termos o Senhor como nosso pastor.....Salmo de Davi.
1- O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
2- Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3- Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
4- Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5- Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.
6- Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Ter Jesus como nosso pastor; nos traz a paz que precisamos para viver. Jesus disse; "Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede" (Jo 6:35) portanto fique em paz poque Jesus esta com você sempre para lhe carregar quando você não aguentar mais, naqueles momentos em que, tudo dá errado; mais lembre-se, o Senhor é o meu pastor e nada me faltará. lembre-se das promessa de Deus é; Não temas, pois eu Sou o Seu Deus.
A segurança daquele que se refugia em Deus
1- Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará.
2 -Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
3- Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa.
4- Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel.
5- Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia,
6- nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.
7- Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.
8- Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
9- Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação,
10- nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
11- Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
12- Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.
13- Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
14- Pois que tanto me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque ele conhece o meu nome.
15 -Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei.
16- Com longura de dias fartá-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação.
A sombra do onipotente é acolhedora e ampla, mas tem pessoas que vivem no limite dessa sombra acolhedora, parece que gostam de viver uma vida no limite com Deus. numa zona de perigo, temos uma sombra larga e gostosa de se viver em comunião com o Espirito Santo. mais tem pessoas que deixam de ouvir a voz de Jesus. o escorregão acontece quando estão na linha divisória entre o bem e o mal; quando escorregam ai e fatal, Pedro ia caminhando por cima das águas em direção a Jesus, olhou para o lado; e afundou! não olhe para o mundo, siga seu caminho sua direção, não deixe o mundo tirar sua atenção dos caminhos de Deus, porque pode ser fatal; lute todo dia pela sua Salvação, uma alma para Deus tem muito valor. pense nisso reflita! "Jesus te Ama"